sábado, 31 de março de 2012

Pavê de Tangerina Sem Lactose








Oi, Gente Boa!
Fizemos esse pavê agorinha e acabamos de colocá-lo na geladeira para a sobremesa de amanhã. Ainda não provamos o resultado final, mas tudo que experimentei aqui e ali, achei bom. A geleia fica com uma acidez bem gostosa, acho que vai combinar com o gosto suave do chatilly com iogurte. No domingo quando comermos, conto para vocês, mas se tiver que já queira fazer também, está aí!!!
Então, gente, como promessa é dívida, vai o que achamos do resultado. Os que me conhecem sabem que sou sincera, lá vai... Eu, particularmente, e meu pai gostamos, mas o maridão e o filhão não gostaram porque acharam amargo. Conclusão: é bem ácido em virtude da casa da tangerina presente na geleia que é preparada. Se acidez não for algo que vc e sua família apreciam, é melhor só colocar 1/4 da quantidade de casca indicada na receita, ou seja, 1/2 casa de uma tangerina. Vamos testar isso da próxima vez que fizermos. Beijão e bom domingo. Em 1°/4/2012.



Pavê de Tangerina
Receita adaptada da Revista Claudia Cozinha especial - Só sobremesas geladas (não encontrei o ano de publicação e não lembro em que época que comprei) São umas revistas menores com espirais.

Geleia de Tangerina: 
 2 tangerinas com casca e sem sementes picada em cubinhos pequeno
1/2 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar

Massa
4 ovos
2/3 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
2 xícaras de Ricca Creme Chantilly da Bunge Pro (Creme tipo chantilly sem leite)
2 potes de iogurtes de 100g da Casa da Ovelha
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) suco de tangerina
4 tangerinas descascadas sem sementes em cubinhos pequenos

Assadeira de 24 x 35 cm untada e enfarinhada



Preparo:
Geleia:
Leve ao fogo médio os ingredientes da geleia até ferver. Cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até obter o ponto (ponha um pouco sobre um pires. Quando estiver fria, incline o pires. Se não escorrer, estará no ponto) Retire a panela do fogo e deixe esfriar. Fizemos de véspera.

Massa:
Aqueça o forno a 180ºC. Peneira a farinha junto com o fermento. Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma, bata um pouco. Junte o açúcar às colheiradas enquanto continha a bater. Desligue a batedeira, junte a farinha com o fermento e misture devagar, para as claras não abaixarem. Leve ao forno e asse até dourar e se soltar das bordas. Deixe esfriar por 10 minutos. Desnforme.

Recheio:
Bata o creme de chatilly bem gelado em ponto de chatilly. Misture o iogurte. Cubra e reserve na geladeira.

Montagem:
Corte a massa assada ao meio. Ponha uma das metades numa travessa. Regue com o suco de tangerina e cubra com a metade da geleia. Ponha metade da tangerina e um pouco do chatilly. Repita a operação. Enfeite com 2 gomos de tangerina. Leve à geladeira até servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário