Estava a caça de receitas sem lactose e encontrei essa receita num vídeo do Youtube com o título "Receita Minuto: Bolo de tapioca": http://www.youtube.com/watch?v=bS1g3Y5gam8&list=FLMIGNQLAwEW1bST6450rw4g&index=30&feature=plpp_video.
Na verdade, se você for assistir o vídeo, verá que ele não usa tapioca, mas fala na farinha de tapioca. Tive uma certa dificuldade em encontrar porque aqui na feira eles chamam de farinha puba, por isso gosto de chamá-lo de bolo puba. Essa farinha é feita da farinha da mandioca fermentada fresca, segundo me explicou Lena, minha secretária, pois já trabalhou no interior em lugar que se fazia polvilho, farinha puba, farinha de mandioca, goma, enfim, tudo que a mandioca dá. Por esse motivo precisa ser conservada na geladeira.
No vídeo, nota-se, que o leite de coco é colocado por último, mas quando fiz a massa pela primeira vez, percebi que a massa ficou pesada. Até coloquei fermento, que não está na receita. para compensar e o resultado foi um bolo fofo mas esfarelento.
Na segunda oportunidade, misturei o coco fresco com o leite de coco e já o adicionei à massa junto com o coco. Resultado: a massa ficou leve e cresceu mesmo sem ter colocado o fermento, sem esfarelar com facilidade.
Esse da foto nem sei qual é o seu número, acho que é o quarto. Levei-o para o lanche da FEB e muita gente gostou. Esta é a recompensa de ir para a cozinha: as pessoas se deliciarem com o que fizemos!
.
Então vamos a receita:
Bolo
de farinha de tapioca (puba)
6 ovos – claras em neve firme
2 xícaras de açúcar (coloquei só 1 xícara + 1 pitada
de sal)
Bater bem as claras, adicionar o açúcar e bater até
o ponto de merengue firme.
Misture ao suspiro, sem bater, os ingredientes
abaixo na ordem em que estão:
200g de manteiga sem sal derretida em temperatura
ambiente (fiz com creme vegetal e ficou ótimo também, tão bom como com manteiga)
As gemas
200g de coco fresco ralado misturado com 1 xíc de leite de coco light
3 xíc. de farinha puba (farinha de tapioca).
Leve para assar em forno pré-aquecido, 200°C, por
uns 45 min. ou até dourar por cima e o palito sair seco.
A cobertura que aparece na foto não está no vídeo. É feita com 125g de açúcar de confeiteiro com 2 a 3 colheres de sopa de leite de coco.
Vá colocando o leite de coco aos poucos no açúcar, sempre mexendo. Quando atingir o ponto de um mingau grosso, que escorra da colher mas não esteja ralo, basta aplicá-lo sobre o bolo recém saído do forno, assim que é desenformado.
O próprio calor do bolo fará com que essa cobertura vire um fondant. Não é necessário levá-la antes ao fogo.
Espero que ele agrade sua família e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário