quinta-feira, 22 de março de 2012

Sugestão para o final de semana

Aceita um pedacinho?
Oi, gente, tudo bem?
Adaptei uma receita da Revista  Ana Maria nº 804 do Bolo Fofo de Coco e deu essa maravilha que aí está. Até que a foto nem parece que é tão bom, mas levei-o para a última reunião que tivemos na FEB e quem comeu adorou. Disseram que nem parece que é sem lactose. Perguntaram-me: - Como ficou tão bom com leite condensado de soja? Já experimentei e ele é tão ruim!
Enfim, adaptei essa receita para nós IL e também para os alérgicos que possuem uma situação bem mais delicada em relação à lactose.
Como estava sem tempo, para variar, e queria levar para a reunião da Secretaria Geral, pedi para Lena, meu atual braço direito, fazer. Ela fez com muito carinho e muita vontade que ficasse muito bom. Deu nisso: ficou divino!
Para os que não necessitam evitar a lactose podem usar os ingredientes originais da receita: leite, leite condensado e manteiga no lugar do leite de soja, leite condensado de soja e creme vegetal, respectivamente.
Ao analisar a receita, parece que o bolo ficará muito doce pela quantidade de açúcar e de leite condensado, mas não fica por causa do leite de coco que costuma "roubar" muito o açúcar. Inclusive foi o comentário de quem comeu e perguntou-me detalhes da receita: - Ele não é muito doce!
Foi um sucesso: quem comeu, gostou! 
E isso é o prazer de me envolver com receitas, elaborar algo que as pessoas se deliciem! Lembra o livro "Como água para chocolate" que trata a respeito da magia da energia que colocamos na receita em que preparamos. Precisamos estar bem para fazê-lo. Porque senão não ficará divino!


Segue a minha versão:

Bolo Fofo de Coco sem Lactose
3/4 xícara (chá) de creme vegetal com sal
2 xícaras (chá) de açucar 
4 ovos
200 ml de leite de coco
200ml de leite de soja culinário (usei a marca Mais Vita - ele quase não tem sabor e não altera o gosto da receita)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico generosa
3 colheres (sopa) de coco ralado (usamos o fresco, com o de pacote o resultada não fica igual) Se não tiver e quiser fazer com o industrializado, o jeito é hidratá-lo com leite de coco para ficar com um resultado melhor.

Calda
1lata de leite condensado de soja (Estou tendo dificuldade de comprá-lo em supermercado. Encontrava no Carrefour, mas não tenho achado mais. Então, fiz pedido pela internet no site da Olvebra: http://www.olvebra.com.br/Loja/Home/Default.asp. O preço bem melhor do que no mercado.)
Em torno de 300 ml de leite de coco
Coco fresco ralado a gosto

Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno em 180°C;
2. Bata, por uns 3 minutos, o creme vegetal com o açúcar e os ovos até obter um creme.
3. Junte, aos poucos e alternadamente, os líquidos: o leite de coco, o leite de soja; e os ingredientes secos: a farinha peneirada com o fermento.
4. Adicione o coco ralado fresco , batendo em velocidade mínima, até ficar liso.
5. Ponha em uma assadeira alta de 22 x 33cm, untada e enfarinhada.
6. Leve para assar até dourar.

Calda
1. Misture o leite condensado de soja e o leite de coco. Na receita original pedia apenas 1 vidro de leite de coco, mas como o leite condensado de soja que conheço e uso, Soymilke, é muito grosso, precisamos colocar mais leite de coco pois senão a calda fica muito grossa e não molha direito o bolo. Precisa estar líquido o suficiente para penetrar no bolo.
2. Retire o bolo do forno, fure com um garfo e depois espalhe a calda por cima.
3. Polvilhe o coco e corte em quadrados. Se desejar, sirva bem gelado.

That's all!
Desejo um feliz final de semana para todos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário